PRINCIPAIS TIPOS DE VINHOS.

TIPOS DE VINHO
TIPOS DE VINHO

Você já deve ter escutado sobre os diversos tipos de vinhos: tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes e fortificados, mas sabe qual a diferença entre eles?

Vamos entender rapidamente quais são os principais tipos e depois se quiser aprofundar mais nos seus estudos vamos explicar um pouco mais sobre as diversas classificações. Confira:

VINHOS TINTOS:

Chamamos de tinto o vinho que a cor varia de vermelho intenso a violeta. É um vinho que fermenta com a casca e adquiri essa tonalidade.

VINHOS BRANCOS:

Ao contrário dos tintos, geralmente, fermenta sem a casca e possui tonalidade que varia de amarelo-palha a amarelo dourado. A maioria é leve e bem refrescante.

VINHOS ROSÉS:

É um vinho que adquire a cor rosácea, depois de fermentar durante algumas horas com a casca. A tonalidade pode variar de acordo com o tempo que a casca permanece em contato com o líquido, indo do rosa bem claro ao rosa cereja intenso.

VINHOS ESPUMANTES:

Esse tipo de vinho pode ser branco, tinto ou rosé. O que caracteriza ele é a presença do gás.

VINHOS FRISANTES:

É um tipo de vinho também caracterizado pela presença do gás. Porém possui menos gás que os espumantes. Também podem ser brancos, tintos ou rosés.

VINHOS FORTIFICADOS:

Tipo de vinho caracterizado pela adição de álcool, para aumentar a graduação alcoólica do produto. Enquanto a média do teor alcoólico dos vinhos são de até 14%, nos fortificados a média é entre 17-22% de álcool. Os vinhos do Porto entram dentro dessa classificação. Alguns outros exemplos de vinhos fortificados são: Madeira (Portugal), Jerez (Espanha) e Marsala (Itália).

A Adega Alabarce está sempre recheada de opções para acompanhar bons momentos!

Perfeita para você que quer conhecer o mundo do vinho através de rótulos nacionais e importados.

Curta e Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *