O vinho branco é feito a partir de uvas brancas ou de tintas sem a casca. São mais leves e refrescantes que os tintos, com teor alcoólico um pouco menor e devem ser servidos mais gelados. Sua característica mais marcante é a acidez elevada.
Mas o que torna esta bebida tão única?
1- O FRESCOR
A sensação de degustar uma bebida mais leve, refrescante e um pouco mais gelada é ótima, principalmente se o calor vier junto. Por essas e outras razões que a cerveja está entre as bebidas preferidas do brasileiro. Os vinhos brancos bem leves podem substitui-la e serem servidos a 8º C.
2- MUITO MAIS VERSATILIDADE:
Praia, piscina e aquela batida de frutas são uma combinação perfeita. Experimente trocar algum destilado do seu drink favorito por algum branco ou espumante, o resultado é surpreendente. E ainda, alguns rótulos são encontrados em meia garrafa (375 ml), o que facilita o transporte e a refrigeração.
3- A PRATICIDADE QUE SE PÕE A PROVA:
Pode ser mantido em balde de gelo ou até mesmo naquela caixa térmica quando estiver na praia, por exemplo. Sem contar que algumas garrafas já estão vindo com a famosa screw cap, ou tampa de rosca, que facilita o serviço em festas, churrascos, praias e piscinas.
4- UMA BEBIDA, DIVERSOS ESTILOS:
Os vinhos brancos, assim como os tintos, possuem variados tipos e estilos. Existem os barricados, os jovens, frescos, frutados, leves, mais ácidos, menos ácidos, florais, aveludados, envelhecidos, e por aí vai. Com certeza, algum desses estilos irá te surpreender.
COMO REALIZAR HARMONIZAÇÃO COM VINHOS BRANCOS?
Por ser leve e refrescante, o vinho branco é ideal para ser consumido em um país tropical como o Brasil, ele deve ser servido em temperatura mais baixa que a do vinho tinto, geralmente entre 3º a 18º C.
Por conta dessas características, os vinhos brancos acompanham muito bem:
● QUEIJOS FRESCOS
Tipos como Minas frescal, ricota, queijo coalho e muçarela de búfala combinam com vinhos brancos leves (Sauvignon Blanc, Vinho verde), que possuem aroma frutado e refrescante, mas com uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a dos queijos.
● PEIXES E FRUTOS DO MAR
Podem ser combinados tanto com vinhos brancos quanto com vinhos rosados. Por terem taninos praticamente inexistentes, os primeiros são mais indicados, para harmonizar com a delicadeza e o sabor do peixe que combina com a acidez de ambos os tipos de vinho.
● MASSAS E RISOTOS
Irá depender dos ingredientes principais. Se forem à base de legumes, o ideal é harmonizar com vinhos brancos leves. Para frutos do mar e peixes, por exemplo, melhor brancos de médio corpo, como um branco do Douro ou da Toscana.
● AVES
Carnes brancas ou leves (como frango ou peru), de sabores mais sutis, ficam ótimas acompanhadas de vinhos brancos mais encorpados e opulentos como Chardonnay ou um ótimo rosé do novo mundo.
● SOBREMESAS
Para frutas, pudins, cremes e sobremesa de sabores suaves e amanteigados, uma boa opção são os vinhos brancos de colheita tardia.
Gostou?
Que tal aproveitar estes dias quentes e dar um pulinho em nossa adega.
A Adega Alabarce está sempre recheada de opções para acompanhar bons momentos! Perfeita para você que quer conhecer o mundo do vinho através de rótulos nacionais e importados.