Corpus Christi.

Dia de Corpus Christi
Dia de Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII. Atualmente, a data de Corpus Christi é um dos onze feriados nacionais estabelecidos no nosso país e é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira. Nessa data, celebra-se o sacramento da eucaristia, um dos principais elementos do catolicismo. Algumas práticas da festa aqui no Brasil foram herdadas dos portugueses ainda durante a colonização.

O que se comemora em Corpus Christi?

A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia. Esse sacramento é realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo e nele é consumido um pedaço de pão, símbolo do corpo de Cristo, e ingerido um pouco de vinho, símbolo do sangue de Cristo.

O sacramento da eucaristia acontece em referência à Última Ceia e à ordem de Cristo de consumir pão e vinho em sua memória.

Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa e, como já dito, deve acontecer em uma quinta-feira. Essa obrigatoriedade é uma referência à Última Ceia, que aconteceu também em uma quinta. Um marco importante para se definir a data de Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, que acontece oito semanas depois da Páscoa. Na quinta após o Domingo da Santíssima Trindade, é fixada a data de Corpus Christi.

Curta e Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *