sex 12/02

12/02 Dia de Darwin.

Charles Darwin foi um dos pesquisadores mais influentes da história da ciência, uma vez que levantou importantes pontos sobre como as espécies mudaram ao longo dos tempos.

Nascido em 1809, em Shrewsbury, Darwin, desde muito novo, interessou-se pelas ciências naturais.

Darwin e a seleção natural

A seleção natural é o mecanismo, proposto por Darwin, responsável pela evolução. De acordo com o pesquisador, as espécies vivem uma luta constante pela sobrevivência, e é nesse contexto que a seleção natural atua.

De acordo com tal teoria, o meio seleciona o organismo mais apto a sobreviver em determinado ambiente. Esse organismo reproduz-se e passa suas características aos seus descendentes. Desse modo, as variações que permitem a sobrevivência permanecem ao longo das gerações.

Imagine, por exemplo, que existam insetos verdes e marrons que servem de alimento para um tipo de pássaro. Esses insetos vivem em troncos de árvores, desse modo, os marrons ficam mais camuflados que os verdes. O pássaro, para alimentar-se, recorre, na maioria das vezes, aos verdes, pois esses são avistados com mais facilidade.

Desse modo, os indivíduos marrons apresentam uma vantagem em relação aos verdes, que morrem cedo, muitas vezes, antes de atingirem a idade reprodutiva. Os insetos marrons, nesse caso, reproduzem-se mais e passam essas características aos seus descendentes, aumentando o número desses organismos “mais aptos” ao ambiente.

Vale destacar, no entanto, que, apesar de conhecermos os genes e os mecanismos de hereditariedade, Charles Darwin não os conhecia, o que deixou uma lacuna em seu trabalho, mas que foi posteriormente preenchida graças ao desenvolvimento da genética.

Deixe o seu comentário

Veja Também

  • Pão recheado com creme de queijo

    Ingredientes 2 ovos 1 xícara (chá) de leite morno 1 colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de açúcar 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente) Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar Esponja 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 3 tabletes de fermento biológico fresco (45g) 1 xícara (chá) de […]

  • Torta de paçoca

    Ingredientes 1 pacote de biscoito maisena (200g) 5 colheres (sopa) de amendoim torrado sem pele 4 colheres (sopa) de manteiga gelada em cubos Recheio 1 lata de leite condensado 8 paçocas tipo rolha esmigalhadas 2 colheres (sopa) de rum 5 colheres (sopa) de leite em pó 1 lata de creme de leite (300g) 1 envelope […]

  • 02 de março dia nacional do turismo.

    Você tem vontade de viajar e conhecer paisagens lindas e cheias de riqueza natural? Teve essa experiência? Saiba que no dia 2 de março é comemorado o Dia Nacional do Turismo com intuito de conscientizar a população sobre a beleza do nosso país! Viva o turismo! Aqui vão algumas dicas da Família Alabarce de lugares […]